Você já ouviu falar em dor referida visceral? Acredita que alguma dor que sentiu ou apresenta pode ser de origem visceral?
A maioria das pessoas é incapaz de identificar se sua dor é referida visceral, articular ou uma outra qualquer. ⠀
A dor visceral se origina dos órgãos internos, sejam eles abdominais ou torácicos. Geralmente, ela apresenta sintomas relacionados à víscera afetada, dentre eles: dor de início abrupto, difusa e de difícil localização, dor superficial (em pele e músculos), hiperalgesia (sensibilidade exagerada à dor), dor em locais distantes da víscera (dor referida, por convergência de neurônios) e ativação de respostas afetivas e motoras autônomas. A dor é considerada crônica se sua duração for superior a 3 meses.
As dores referidas viscerais mais comuns são lombalgia, síndrome do intestino irritável (SII) e dor abdominal (angina, pancreatite, gastrite, endometriose). A dor visceral também pode estar relacionada a outras condições clínicas, como fibromialgia, disfunção da articulação têmporo-mandibular, problemas cardiovasculares e respiratórios, e distúrbios do trato digestivo. ⠀ ⠀
É muito comum que esteja relacionada à lesões e patologias das vísceras, assim como transtornos psicológicos e/ou psiquiátricos. E como o corpo sempre busca conforto e proteção visceral, é possível que o indivíduo sofra alterações musculoesqueléticas e posturais compensatórias.
Na Clínica D'ora o tratamento da dor abrange não só os fatores físicos, como os fatores psicológicos e sociais que podem influenciar em como o cérebro interpreta os estímulos de dor.
Se você sofre com a dor, independente do local ou intensidade, procure um especialista para um tratamento adequados. Se desejar, entre em contato conosco e agende uma avaliação!